sexta-feira, 16 de março de 2007

Babosa


Babosa ( Aloe vera)

Há mais de 300 tipos de babosa já classificados conforme a bibliografia pesquisada.
A Aloe arborescens possui em 70% do princípio ativo contra o câncer e conforme o Instituto Palatini, de Salzano, Veneza, declara que a Aloe arborescens é mais rica em propriedades medicinais que a Aloe barbadenses em 200% porque as propriedades medicinais estão nas folhas, e não no gel. O sol é um fator importante para a planta.
Indicação: como laxante, purificador, no tratamento de coceiras, febre, pé-de-atleta, queimaduras solares, acne, eczemas, reumatismo, dores de cabeça, cicatriza feridas (melhor cicatrizante, deixa a menor cicatriz no local afetado - penetra fundo nas camadas da pele; uma das maiores já vista), calmante para picadas de insetos e aumenta o fluxo menstrual. No tratamento de vários tipos de câncer, além de alergias, aftas, asma, anemia, doenças de pele, cólicas, cãibras, artrose, feridas venéreas, infecções de bexiga, lepra, varizes, verrugas e vermes. Tem ação fungicida, bactericida, laxante e diurética por isso limpa o organismo. Cura o Mal de Parkinson (fonte da revista Ervas & Plantas que Curam nº 1. Editora Escala).

Internamente: purgativo, vermífugo, emenagogo, colagogo, colérico, abortivo e tônico.
Externamente: umectante, emoliente, antiinflamatório, refrescante, calmante, regenerador de tecidos, cicatrizante, anticaspa e antiqueda de cabelos.
Cosmética: fortalece o couro cabeludo (aprovado e utilizado em xampus para cabelo - você verifica isso quando aparece no frasco do produto o nome Aloe vera, Aloe ou aloina), utilizado para fazer cremes para prevenir rugas, combater peles flácidas ou secas, cabelos secos ou caspa e loções após a barba.
Minerais: cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, sódio e potássio, que são elementos indispensáveis para o metabolismo e para a função celular.

Contra-indicação: não deve ser usado internamente para gestantes e em fase de amamentação ou menstruação. Também aqueles com varizes, disenterias, hemorróidas, afecções renais, apendicite, cistite, enterocolite e prostatites não podem usa-la internamente. Pode provocar inflamação dos rins (nefrite - com o abuso da casca) se usada em doses elevadas e contínuas, pois tem um certo grau de toxidade.

Fonte:www.plantaservas.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário: